Eleito o Diretório Acadêmico da UEMG Carangola

 






Na noite do dia 19 de maio aconteceu na UEMG Unidade Carangola a Assembleia de Fundação do Diretório Acadêmico (D.A.), órgão de representação estudantil formado exclusivamente pelos universitários e que passará a representá-los dentro da instituição de ensino superior.

 Participaram da Assembleia 159 votantes ao todo, sendo que a chapa Vozes Estudantis foi eleita com 148 votos para a direção do D.A. Foram apurados 11 votos nulos.

 

Presidente: Igor da Silva Oliveira (5º período de História);

Vice-Presidente: Caroline de Paula Neves (7º período de História);

Primeira Secretária: Lohanny de Souza Paulo (5º período de História);

Segunda Secretária: Danieli Gomes Cordeiro (7º período de Geografia);

Primeira Tesoureira: Karen Happuc Mendes Valente (5º período de Administração);

Segunda Tesoureira: Helena Siqueira da Silva (3º período de História);

Diretora de Cultura: Tatiana Almeida Santos (7º período de Pedagogia);

Diretora de Comunicação: Mariana de Paulo da Crus (1º período de Ciências Biológicas);

Diretor de Eventos: Gabriel Figueiredo (5º período de Turismo).

 

Segundo o presidente eleito, Igor Oliveira, o Diretório Acadêmico será muito importante para dar voz e garantir o direito dos estudantes da UEMG Carangola. Conheça as principais propostas:

 Criação do Restaurante Universitário para a Unidade. Pleitear junto à direção da Unidade Carangola a criação de um RU (Restaurante Universitário), tendo em vista o grande número de discentes que estudam na Unidade. Muitos deles seriam beneficiados, pois trabalham e vão direto para a Universidade. Há, ainda, aqueles que vieram de outras cidades para residir em Carangola para estudar. Com a criação do RU diminuiriam os custos mensais de alimentação desses estudantes pois eles teriam acesso a refeições de boa qualidade em um preço bem mais acessível.

 Projetos de integração da comunidade com a Universidade. Buscar desenvolver projetos que aproximem a comunidade carangolense à UEMG Carangola, com o intuito de divulgar a Universidade e buscar mais oportunidades para os discentes. Colaborar para facilitar o ingresso dos mesmos no mercado de trabalho, aumentando as oportunidades de estágio e/ou emprego, ou trazendo outros benefícios para a comunidade acadêmica da nossa Unidade.

 Projetos para saúde menstrual. Desenvolver, junto aos cursos da Unidade, projetos para a saúde menstrual, como a disponibilização de absorventes nos banheiros femininos e a promoção de outros projetos como palestras de conscientização a respeito da saúde da mulher.

 Promoção de eventos políticos que fomente o desenvolvimento político dos discentes. Promover palestras e debates com figuras políticas, locais e nacionais, visando o esclarecimento e o desenvolvimento político dos discentes, no que tange as políticas públicas que vigoram na nossa Universidade e no nosso país.

Comissão da representatividade. Criação de uma comissão de representatividade, visando uma melhor representação de todos, mulheres, negros, LGBTQIA+, PCD’s e etc, ouvindo suas demandas e suas dificuldades na nossa Universidade e buscando melhorias para a inclusão de todos. 

Eventos Acadêmicos e Saraus Culturais. Promoção de eventos acadêmicos e culturais. Desenvolvimento de semanas acadêmicas, simpósios e palestras que promovam a melhoria curricular e o desenvolvimento acadêmico dos discentes. Elaboração saraus culturais que visem o desenvolvimento cultural, que melhore o acesso à cultura dos discentes e da comunidade carangolense.