Jogos Escolares de Minas Gerais/2022

 


O JEMG está de volta no formato presencial e, este ano, atingiu a marca de 774 municípios inscritos. Participam do JEMG os estudantes-atletas de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado, nascidos, exclusivamente, nos anos de 2008 a 2010, módulo I, e 2005 a 2007, módulo II.  

            Microrregional em Caparaó começou no dia 2 de maio, com 12 jogos

          A etapa microrregional do JEMG/2022 acontece de 2 de maio a 5 de junho, em 51 sedes de várias regiões de Minas Gerais. Caparaó é uma delas. No período de 2 a 4 de maio, 5 escolas, representando 4 municípios da região, competiram nas modalidades de handebol feminino e masculino, nos dois naipes. Os municípios participantes da etapa microrregional em Caparaó são: Caiana, Caparaó, Carangola e Faria Lemos.   A abertura oficial aconteceu no dia de 2 de maio, na Quadra Poliesportiva da E.E. Prof. Francisco Lentz, Rua Oscar Pinheiro, nº 160, Bairro Centro.

          Os campeões da etapa microrregional e os quatro primeiros colocados do xadrez avançam para a etapa regional. O JEMG/2022 indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’S, Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.

       

        O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

            

        A Superintendência Regional de Ensino de Carangola (SRE) é uma das responsáveis pela organização da etapa microrregional. A última reunião em sua sede contou com a participação da Superintendente Betty Giovannoni Oliveira, da diretora pedagógica Tania Maria Almeida Mazzocco, do Supervisor pedagógico Carlos Roberto Arruda da Silva e da equipe responsável pelo Projeto JEMG na SRE Carangola: Levy José da Silva, Roberta Pereira de Assis Finotti e Rogéria Maria Silveira de Lima. 

Foram discutidas várias ações para a execução do projeto e a maior preocupação da Superintendente Betty foi o acompanhamento pedagógico. Ela falou da necessidade de planejamento e de seguir os parâmetros curriculares com maior acompanhamento aos professores de educação física no dia a dia. E que o JEMG é o momento da culminância desse trabalho de planejamento nas escolas.

Um momento especial dentro do planejamento foi o Prefeito de Caparaó, Diógenis Miranda, assinando, no dia 8 de fevereiro, o projeto de Sediamento JEMG/2022 na presença da Superintendente Regional de Ensino de Carangola, professora Betty Giovannoni. O prefeito, que já participou do JEMG, quer receber a juventude em sua cidade, com o objetivo de alavancar o esporte escolar. Um encontro que marca uma trajetória de quem já suou a camisa no JEMG e, atualmente, luta pelo esporte. 

É pensamento comum entre as Secretarias de Estado de Educação, Esportes, Superintendências e Prefeituras que teremos “desafios novos”. Nossos alunos atletas estão precisando do JEMG - SOCIALIZAÇÃO. Tudo está sendo pensado com muita cautela e com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde para que o evento seja sucesso e com segurança para todos.