Tombense vence URT e garante permanência na elite do futebol mineiro



            Neste sábado (12), jogando no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, o Tombense derrotou a URT por 2 x 0, gols marcados pelo atacante Ciel, e garantiu sua permanência no Módulo I do Campeonato Mineiro. O primeiro gol saiu aos 31 minutos da etapa inicial, de cabeça, e o segundo aos 16 minutos da etapa final, de pênalti. O Carcará reencontrou a vitória após cinco partidas.


Com os dois gols marcados na 10ª rodada, Ciel chegou à artilharia do Mineiro ao lado de Edu (Cruzeiro), Rafhael Lucas (Athletic), João Ricardo (Caldense) e Hulk (Atlético-MG). Mesmo desfalcando o Tombense em quatro rodadas por conta de lesão no pé esquerdo, ele marcou cinco dos oito gols do time na competição.


Com o resultado, o alvirrubro passou a somar 11 pontos na tabela e não corre mais o risco de rebaixamento. Uberlândia e Pouso Alegre ainda têm seis pontos em disputa, mas os times se enfrentam na última rodada e só um pode chegar a 12. O Patrocinense pode chegar aos 13 pontos se vencer os dois jogos restantes. Com a derrota para o Tombense, a URT soma, no máximo, 10 pontos se vencer o Democrata GV na última rodada. O time de Patos de Minas precisa torcer contra Uberlândia e Pouso Alegre para terminar a rodada fora do Z-2 e vai decidir o destino no último jogo.


O Tombense dominou a primeira etapa. Embora não tenha criado muitas chances até o final dos 45 minutos, o Carcará teve a posse de bola e tentou armar algumas jogadas. A URT teve poucas oportunidades para trabalhar jogadas e não exigiu muito do goleiro Rafael Santos. A melhor chance da equipe foi aos 5 minutos com Cebolinha, depois de boa jogada de Nininho pela direita. As chances mais claras da partida foram pelo lado do Tombense, após os 30 minutos. Aos 31, Ciel abriu o placar para o Carcará depois de belo cruzamento de Everton pelo lado direito do ataque. O artilheiro do Tombense mandou de cabeça para o fundo das redes. A outra boa chance do time alvirrubro saiu dos pés de Everton, aos 37. Em cobrança de falta, o camisa 11 acertou a trave do goleiro Gustavo.


A URT voltou com muito volume de jogo para o segundo tempo e passou a pressionar os donos da casa. No entanto, o gol de Ciel aos 16 minutos depois da marcação de pênalti em cima do atacante abalou a equipe. A URT sentiu o gol e passou a jogar como no primeiro tempo, sem muitas jogadas feitas e poucas chances criadas. Com a vantagem no placar, o Carcará controlou a posse de bola, criou algumas chances de perigo e saiu vitorioso da partida.


O Tombense encerra a participação na primeira fase do Mineiro contra o América-MG, no Independência, no próximo sábado, às 16h30. O Carcará ainda pode se classificar para a disputa da Taça Inconfidência. O destino da URT será decidido em casa, no Zama Maciel, contra o Democrata GV, no mesmo horário.


COPA DO BRASIL. Nesta quarta-feira (16), às 19 horas, no estádio Castelão, em São Luís (MA), o Tombense enfrentará o Moto Club pela segunda fase da Copa do Brasil. O confronto entre as duas equipes será decidido em jogo único. Não há vantagem do empate para o visitante nesta fase da competição. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis. A classificação para a terceira fase vale R$ 1,9 milhão.