A implementação do Novo Ensino Médio em Minas Gerais será gradativa e será composto de duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos
Além dos componentes básicos, já
conhecidos da Formação Geral Básica, como Língua Portuguesa,
Matemática, História, Biologia entre outras, em 2022 os componentes serão reorganizados
em um modelo de aprendizagem por Áreas do Conhecimento, como Linguagens e suas
Tecnologias, Matemática e sua Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e ainda, será a oferta dos
chamados Itinerários Formativos, organizados em Unidades
Curriculares e componentes que serão desenvolvidos pelos estudantes, como
Projeto de Vida, Eletivas, Aprofundamento nas áreas do conhecimento e, também,
Preparação para o mundo do trabalho, que darão mais liberdade e flexibilidade
para o estudante focar em saberes de seu interesse.
Entre as principais mudanças, está
a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas.
Para essa ampliação, na rede estadual de ensino mineira será criado o sexto
horário ou, em casos excepcionais, um contraturno. A Educação de Jovens e
Adultos (EJA), o ensino médio noturno, de Educação do Campo e Quilombola,
indígenas e do sistema Socioeducativo terão uma matriz curricular diferenciada.
Todas as informações sobre a organização curricular constam na Resolução SEE Nº 4.657/2021.
Um dos objetivos de todas essas
mudanças é tornar esta etapa de ensino mais personalizada e atraente, por meio
do diálogo. Nesse sentido, acredita-se que por meio de um currículo integrado,
interdisciplinar que utilize de metodologias ativas, baseada no desenvolvimento
de competências e, que parte do trajeto a ser cursado seja uma escolha do
estudante, esteja mais condizente com a realidade dos jovens e adultos nessa
etapa de ensino, contribuindo, assim para a melhoria de acesso, permanência e
diminuição da evasão nessa etapa da escolaridade.
Betty Giovannoni Oliveira
Superintendente Regional de Ensino - SRE Carangola