Tradicional reunião teve início em 1997 e tem caráter beneficente
A tradicional Festa do Carangolense em BH está completando 25 anos.
Organizada pelo casal Antônio Carlos Cheim e Regina Celi, o evento reúne anualmente
centenas de carangolenses que não moram mais na cidade para celebrar sua terra
natal, em um jantar realizado no Restaurante Minas II, em Belo Horizonte.
A festa teve sua primeira edição em 1997, a partir da iniciativa do casal de juntar outros carangolenses que sentiam saudades da cidade. Antônio Carlos e Regina se conheceram em um bar belorizontino chamado Café Carangola. Por lá, sempre encontravam seus conterrâneos. Já junto, o casal resolveu realizar um encontro com essas pessoas. Inicialmente, o evento era para celebrar os amigos aniversariantes do mês. Mas depois de duas edições, Antônio Carlos e Regina decidiram que deveriam realizar a festa em benefício de alguma instituição de Carangola. Assim, anualmente, o evento angaria fundos para ajudar diferentes instituições da cidade. Diversas entidades como o Instituto São José e o Lar Divina Providência já foram beneficiadas durante as 25 edições.
A festa que inicialmente recebia carangolenses que residiam em BH, hoje recebe moradores de várias cidades que se dirigem à capital para participar do evento. Além disso, segundo Antônio Carlos, muitos outros foram se inserindo nas comemorações. São os amigos de Carangola, que não têm vínculo com a cidade, mas conheceram o evento, gostaram e agora participam.
O jantar reúne os amigos para se lembrarem de sua terra, conversarem apreciarem o jantar e também atrações culturais diretamente de Carangola. Em diversas edições o evento contou com artistas da cidade performando canções, declamando poesias e realizando teatro para os convidados. O jantar é sempre no restaurante do Minas Tênis Clube, renomado clube belorizontino. “O que nós dois pensamos: fazer um evento desse colocando o nome de Carangola, nós temos que associar a coisas boas ou excelentes,” conta Antônio Carlos.
Com a pandemia do Coronavírus, em 2020, o encontro teve que ser adaptado para o virtual. Impossibilitados de juntar seus conterrâneos, Antônio e Regina organizaram o evento de forma remota, focando na arrecadação de fundos para doação e no sorteio de brindes para os participantes.
Em todas as edições, o jantar conta com um sorteio de vários brindes para os convidados, presentes contendo produtos de Carangola e região. Neste ano, serão 25 cestas para comemorar os 25 anos de festa. Patrocinadores de Carangola e de Belo Horizonte apoiam o sorteio doando brindes e presentes.
Neste ano, a festa do Carangolense em BH está angariando fundos para 5 instituições diferentes: APAE, Sociedade Carangolense de Proteção a Assistência ao Idoso, Lar Evangélico de Carangola, Instituto São José e Associação Cultural e Social PNSA - Ressoar.
Em 2021, o valor para participar é de R$ 60, dinheiro que vai ser arrecadado para as doações. “Início [da arrecadação] 20/11, término 13/12, e sorteio no dia 14. O recibo a pessoa manda através do Whatsapp. [...] O apoio é da Promotoria de Justiça, do Rotary Club e do Centro de Difusão Cultural”, conta Antônio Carlos. Os interessados em contribuir podem entrar em contato pelo número (31) 99984-7450.
Depois da festa, com o valor arrecadado, o casal se dirige às instituições para uma conversa, onde definem o que precisa ser comprado. Assim, as entidades carangolenses são contempladas e recebem as doações. Esse ano não será diferente. O casal, que está em Carangola desde 2020, espera com expectativa bons frutos da arrecadação deste ano.