Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Carangola

 



O Prefeito de Carangola, Silas Vieira, aprovou a Lei Municipal nº 5.341/2021 que cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Carangola. De acordo com o texto, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem por finalidade deliberar sobre as políticas públicas que promovam a igualdade racial para combater a discriminação étnico-racial, reduzir as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais, atuando no monitoramento e fiscalização dessas políticas públicas setoriais, em atenção às previsões do Estatuto da Igualdade Racial.


Entre as competências do Conselho estão: formular a política de promoção da igualdade racial; formular critérios para implementação de políticas públicas setoriais à população negra; identificar necessidades e propor medidas necessárias à implementação de políticas setoriais relativas à igualdade racial.


Além disso, prevê o recebimento e encaminhamento  de denúncias, reclamações de pessoas ou entidades que tiveram seus direitos violados aos órgãos competentes. Ainda prevê o incentivo ao poder público para reservar, aos negros, um percentual das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública municipal.


Foi também criado o Fundo Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (FUMPPIR), que é administrado pelo Conselho. Seus recursos são destinados ao atendimento das ações de promoção da igualdade racial.


O vereador Carlos Candinho (PDT), que participou juntamente com uma equipe multidisciplinar formada por professores, assistentes sociais do município e representantes de entidades, enalteceu a importância da lei aprovada:


“O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é uma conquista para nós do movimento negro, representa um avanço muito grande nesta luta por justiça social, por inclusão e combate à discriminação. Precisamos de mais conquistas como essa para que os negros, e principalmente os mais humildes, possam exercer sua cidadania com mais dignidade. Na política, também a representatividade negra precisa ser aumentada para ampliar a diversidade racial nos cargos políticos”. Afirmou o vereador Candinho.